02/06/2016

8 formas de manter os colaboradores felizes (e produtivos)

Colaboradores felizes têm tendência de serem mais produtivos, falarem bem da empresa e de serem defensores do produto/serviço no seu dia a dia. Desta forma, são elementos valiosos no desenvolvimento da empresa.
Uma cultura empresarial forte é essencial para garantir a satisfação e bom desempenho dos trabalhadores. O que é a cultura empresarial? É o conjunto de valores compartilhados por um grupo de pessoas e tem como objetivo unir os funcionários de uma empresa, garantindo que todos trabalham para um mesmo fim. Não é uma tarefa fácil, mas é bem recompensada.

 

1. Ter uma Missão
Os trabalhadores não querem se sentir como robôs – querem fazer a diferença na sociedade. As empresas devem ter um propósito social além do lucro. Mesmo que o objetivo empresarial não esteja ligado à responsabilidade social, é possível agir sobre este campo. A empresa pode apadrinhar uma organização de ajuda aos animais, ter uma iniciativa de reflorestamento, ajudar doentes de determinada enfermidade, etc. Os funcionários que trabalham com uma missão são mais felizes e, portanto, mais produtivos.

 

2. Dar poder de decisão aos funcionários
Nenhum trabalhador gosta que lhe seja dito como fazer tudo. As pessoas trabalham melhor (e são mais felizes) quando lhes é dado poder de decisão, pois podem expressar a sua individualidade e assumir maior responsabilidade. Todas as opiniões devem ser valorizadas. Por exemplo, um funcionário que tenha tido cinco boas ideias e nunca lhe tenha sido permitido avançar com as mesmas, deixará de tentar/apresentar novas propostas. Esta situação resulta em uma empresa estagnada e em trabalhadores infelizes.
Uma boa ideia para fomentar a bom humor e produtividade é permitir que os funcionários decidam sobre a decoração do seu espaço de trabalho – segundo um estudo, a produtividade dos mesmos aumenta em 32%.
O poder de decisão deve ser complementado com perspectivas de crescimento na carreira. Se a chefia ajudar os funcionários a evoluir, os mesmos percebem que estão num emprego de futuro, esforçando-se por superar os objetivos.

 

3. Fomentar a comunicação entre os trabalhadores
Funcionários felizes são aqueles que têm boas relações interpessoais dentro do escritório. Por norma, as pessoas têm tendência a falar somente com os membros do próprio departamento. É preciso fomentar a relação entre todos os trabalhadores, permitindo o desenvolvimento da cultura empresarial. Hoje em dia, com as videoconferências, torna-se muito fácil unir trabalhadores de várias regiões ou países. Algumas empresas optam, também, por realizar reuniões gerais com todos os funcionários ou organizar atividades de team building.
Ao juntar pessoas com especialidades diferentes está se potencializando a inovação. Por exemplo, um membro do departamento de tecnologias de informação pode ter uma excelente ideia para aplicar ao departamento de Recursos Humanos. Se existir comunicação entre todos os trabalhadores, mais facilmente o informático terá vontade em expressar a sua opinião.

 

4. Dar e receber feedback
Geralmente, os funcionários têm “medo” da avaliação de resultados anual. Porquê? Porque durante um ano não souberam se estavam a seguir os procedimentos corretamente, por isso receiam que a sua avaliação seja negativa.
Ao dar feedback regularmente, as chefias possibilitam que os empregados melhorem a sua performance imediatamente. Desta forma, quando forem avaliados ao final do ano, semestre ou trimestre já terão adequado os seus procedimentos, pelo que a avaliação será positiva.
Por outro lado, também é importante tentar perceber de que forma a empresa como um todo pode melhorar. Desta forma, sugerimos que as chefias peçam feedback aos funcionários sobre benefícios, horários de trabalho, procedimentos implementados, moral, etc. Um bom líder é o que sabe escutar e adaptar-se. Quem melhor para sugerir melhorias do que aqueles que trabalham todos os dias?

 

5. Ter um comitê de cultura empresarial
A cultura empresarial também se expressa através de eventos, por isso é importante que existam pessoas encarregadas por organizar festas, passeios, eventos de team building, dias de voluntariado, etc.
Devem ser aproveitados os gostos pessoais e hobbies de cada funcionário. Por exemplo, um trabalhador que se interesse por culinária pode ficar encarregado de organizar o piquenique da empresa; outro que se interesse por exercício físico pode ser selecionado para liderar os exercícios de relaxamento diários. As chefias devem apoiar estas atividades, permitindo a utilização de alguns fundos monetários, bem como do horário de trabalho.

 

6. Encorajar a equipe a “vestir” a marca
Funcionários que conhecem e gostam da marca são os melhores defensores da mesma. São os que mais vezes vão dizer aos amigos para experimentarem o produto XPTO ou almoçarem no café ABC.
Imagine que funcionários trabalham num restaurante de saladas cujos valores principais são a saúde e sustentabilidade. As chefias podem ajudá-los a “vestir” a marca ao providenciar almoços de salada grátis, inscrições na academia e ao organizar ações de trabalho comunitário.
Ao mesmo tempo que transmitem a cultura empresarial ao seus funcionários, permitem-lhe experimentar o produto vendido.

 

7. Focar-se no bem estar dos trabalhadores
Para manter os funcionários felizes, a empresa deve estar atenta à sua saúde física e mental. O exercício físico deve ser valorizado e/ou recompensado. Porque não construir um vestiário para funcionários que vão de bicicleta para o emprego? Ou ajudar no pagamento das mensalidades da academia? Um funcionário saudável é mais produtivo e falta menos vezes.
Por outro lado, convém que as chefias estejam atentas à saúde mental dos trabalhadores. Os mesmos estão sobrecarregados de trabalho? Algum deles tem problemas familiares que estão impedindo de desempenhar corretamente a sua função? Se necessário, a empresa pode dispensar dias de folgas extra ou permitir que o funcionário vá embora a meio do dia. Estas medidas fortalecem o vínculo emocional entre trabalhador e empresa.

 

8. Não confundir cultura empresarial e benefícios
Benefícios como dias extra de férias, almoço grátis ou escorregadores no escritório são bem-vindos, mas não suficientes. A cultura empresarial é muito mais: é a estrutura de valores e crenças compartilhadas.
Ao criar uma empresa, deve ser definida a cultura empresarial desde o início. Existem muitos tipos diferentes: solidária, divertida, competitiva… É importante que a mesma não seja alterada, ou perderá a sua força. Em resumo, funcionários felizes são aqueles que se sentem valorizados numa cultura empresarial bem definida.

 

Do: Alerta Emprego
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em: http://www.alertaemprego.com.br/8-formas-de-manter-os-colaboradores-felizes-e-produtivos/ | Acesso em: 10/06/2016 às 14h11.

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